Criando Virtual Host com Apache no Windows XP

Existem varias explicações para justificar a necessidade de se criar virtual host, para organizar suas aplicações no seu computador, apenas para facilitar o acesso a uma determinada pasta ou para deixar suas aplicações locais semelhantes às online

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS RECENTES

Criando Virtual Host com Apache no Windows XP

Existem varias explicações para justificar a necessidade de se criar virtual host, pode ser apenas para organizar suas aplicações no seu computador, apenas para facilitar o acesso a uma determinada pasta ou para deixar suas aplicações locais semelhantes às online. Seja qual for a sua necessidade esse artigo será útil!

 

Observações:

– Para esse poste vamos utilizar uma pasta chamada ‘seusite’ que está no endereço D:\www\seusite. Porém você pode utilizar qualquer outra pasta bastando para isso que se repitam os processos descritos aqui com o nome que se queira dar a sua nova pasta.

 

– Para executar os processos descritos nesse post você deve ter o Apache instalado e funcionando. Eu utilizei o Apache 2.2 que está instalado em: D:\Apache2.2.

 

– Normalmente para se acessar alguma pasta dentro do seu localhost basta fazer o seguinte: http://127.0.0.1/seusite ou  http://localhost/seusite. Entretanto ao se criar um virtual host no apache você poderá acessar seu site da seguinte forma: http://seusite.  

 

– Antes de alterar os arquivos citado nesse post crie um ponto de restauração do sistema, para o caso de acontecer algum problema.

 

Primeira parte

 

Vamos acessar o arquivo hosts do Windows que está localizado no seguinte endereço: C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts (sem a extensão mesmo). Abra no bloco de notas.

 

O conteúdo do arquivo ‘hosts’ deve ser algo parecido com o que se vê abaixo:

 

# Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp.

#

# Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows.

#

# Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada

# entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve

# ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente.

# O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um

# espaço.

#

# Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas

# individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo '#'.

#

# Por exemplo:

#

#      102.54.94.97     rino.acme.com           # servidor de origem

#       38.25.63.10     x.acme.com              # host cliente x

 

127.0.0.1              localhost

 

E para adicionarmos nosso host (seusite), apenas incluímos uma linha neste arquivo abaixo de 127.0.0.1            localhost.

 

127.0.0.1       seusite

 

Se você quiser adicionar outro nomes basta seguir o mesmo processo. Feito isso, Salve o arquivo que você alterou e reinicie o Apache.

 

Segunda parte

 

Agora abra o arquivo httpd.conf (arquivo de configuração do Apache), no meu computador está no seguinte endereço: D:\Apache2.2\conf\httpd.conf.

 

Procure pela parte que fala sobre Virtual Host que normalmente estará comentado com # no inicio de cada linha e altere a linha NameVirtualHost * para NameVirtualHost 127.0.0.1:80. Depois adicione o seguinte:

 

ServerAdmin admin@localhost

DocumentRoot "D:/www"

ServerName localhost

 

Observe que o caminho de "DocumentRoot"... é o caminho da pasta principal onde estão os seus arquivos quando você digita "localhost" ou “127.0.0.1”.

 

Já o parâmetro ServerName define o nome do servidor que pode servir como endereço, neste caso “seusite”


Feito isso, adicione os novos sites, configurando um novo virtualhost para cada um, conforme as linhas a seguir:

 

ServerAdmin admin@localhost

DocumentRoot "D:/www/seusite"

ServerName seusite

ServerAlias *. seusite

Options All Includes Indexes

 

Veja que estes nomes são apenas de exemplo, e você poderá adicionar quantos desejar. Como por exemplo, meus_sites que será acessado da seguinte forma: http://meus_sites.

 

Pronto. Agora, reinicie o Apache e tente acessar o endereço que você criou, no seu navegador: http://seusite. Se não der certo tente reiniciar o Windows.

 

Considerações finais

 

Se você definir o seguinte host virtual: www.google.com.br, você não poderá mais acessar o site da Google nessa máquina, pois o Windows entenderá que deve traduzir o nome www.google.com.br para o IP local da sua máquina: 127.0.0.1 e sempre redirecionará para o host local. Por isso, eu uso os hosts virtuais sempre sem os pontos, por exemplo, se o meu site na internet é: http://ellalves.net.br eu utilizo localmente a seguinte pasta: http://ellalvesnetbr, pois assim não haverá conflitos.

 

Qual quer duvida é só postar um comentário!

 

Fontes de pesquisa:

 

– http://www.codigofonte.net/dicas/Windows/305_subdominios-no-localhost

– http://forum.wmonline.com.br/topic/54912-apache-<%3Bvirtual-host>%3B/


Somente usuários cadastrados podem enviar comentários. Cadastre-se ou faça login