Questões sobre o CTB

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS RECENTES

Questões sobre o CTB

Responda Certo ou errado para as questões abaixo:

Questão 1: Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia. Para isso, é preciso assegurar à sinalização horizontal os princípios da: legalidade; suficiência; padronização; uniformidade; clareza; precisão e confiabilidade; visibilidade e legibilidade; manutenção e conservação.

Comentários: CORRETO! Princípios presentes no Anexo da Resolução 236/07

3. PRINCÍPIOS DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia.
Para isso, é preciso assegurar à sinalização horizontal os princípios a seguir descritos:
Legalidade - Código de Trânsito Brasileiro – CTB e legislação complementar;
Suficiência - permitir fácil percepção, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade;
Padronização - seguir padrão legalmente estabelecido;
Uniformidade - situações iguais devem ser sinalizadas com os mesmos critérios;
Clareza - transmitir mensagens objetivas de fácil compreensão;
Precisão e confiabilidade - ser precisa e confiável, corresponder à situação existente; ter credibilidade;
Visibilidade e legibilidade - ser vista à distância necessária; ser interpretada em tempo hábil para a tomada de decisão;
Manutenção e conservação - estar permanentemente limpa, conservada e visível;


Questão 2 O recurso de 1ª instância, em qualquer circunstância, é apreciado (julgado) pela JARI que funciona junto ao órgão executivo de trânsito do Estado em que o veículo é registrado.
Comentários: ERRADO! O recurso de 1ª instância será interposto à JARI da autoridade de trânsito que aplicou a multa

Questão 3 Se, por motivo de força maior, o recurso de 1ª instância não for julgado dentro do prazo de trinta dias de seu recebimento, a JARI, de ofício, ou por solicitação do recorrente, poderá conceder-lhe efeito suspensivo.
Comentários: ERRADO - Se o recurso não for julgado pela JARI no prazo de 30 dias, que pode aplicar efeito suspensivo é a Autoridade de Trânsito

Questão 4 Se a infração for cometida em localidade diversa daquela do licenciamento do veículo, o recurso poderá ser apresentado junto ao órgão ou entidade de trânsito do Estado (DETRAN) da residência ou domicílio do infrator, mesmo tratando-se de uma penalidade aplicada pela Polícia Rodoviária Federal.
Comentários: CORRETO! O recurso poderá ser interposto à qualquer órgão de trânsito, este deverá encaminhá-lo à JARI que funciona junto ao órgão de trânsito responsável pela aplicação da penalidade.

Questão 5 Esgotados os recursos previstos, as penalidades aplicadas nos termos do CTB serão cadastradas no RENAVAM.
Comentários: ERRADO! Após esgotados os recursos, a penalidade será registrado no RENACH

Questão 6: Operação de trânsito é o monitoramento técnico baseado nos conceitos de Engenharia de Tráfego, das condições de fluidez, de estacionamento e parada na via, de forma a reduzir as interferências tais como veículos quebrados, acidentados, estacionados irregularmente atrapalhando o trânsito, prestando socorros imediatos e informações aos pedestres e condutores.

Comentários: CORRETO! Operação de trânsito é exatamente isso. Segundo o anexo I do CTB.


Questão 7: Manuel dirigia tranquilamente seu veículo de passeio, sem usar o cinto de segurança, por uma via rural asfaltada e sem sinalização de limite de velocidade. Quando derrepente atendeu uma ligação no celular, era sua esposa lhe avisando de um compromisso. Manuel assustado por ter esquecido o compromisso resolve compensar o tempo perdido aumentando a velocidade para 100km/h para assim chegar mais rapidamente ao seu destino.

Com base no relato acima, Manuel cometeu, respectivamente, as infrações de caráter: grave, media, gravíssima.
Comentários: ERRADO! Na situação descrita - "via rural asfaltada e sem sinalização de limite de velocidade" - a velocidade máxima é a de 110 Km/h, ou seja, no caso concreto, o condutor cometeu apenas as infrações grave - cinto - e média - falar ao telefone )

Questão 8: É um crime de trânsito previsto no CTB:
a) Mévio empurrando seu veículo atropela e mata sua sogra, sem a intenção.
b) Caio dando um passeio de charrete com a família atropela mévio causando-lhe lesões corporais.
c) Tício ao passar pelo local do acidente se omite quanto as providências para prestar socorro.
d) Mévia proprietária de um veículo, ao se descuidar das chaves, através de um ato negligente, permite que sua filha Judith, que não tem habilitação, pegue a direção do veículo e conduza na via pública.
e) Alfredo recusou-se a entregar a CNH quando suspenso o direiro de dirigir pela autoridade judiciária, após transcorrido a prazo de 48 horas.

Comentário:

LETRA A: Homicídio tem que ser na direção! incorreta
LETRA B: SOMENTE VEICULO AUTOMOTOR! incorreta
LETRA C: É SOMENTE O ENVOLVIDO NO ACIDENTE! incorreta
LETRA D: OS VERBOS PERMITIR E ENTREGAR NOS REMETE AO ENTENDIMENTO QUE A PESSOA SABE SOBRE O OCORRIDO! incorreta
LETRA E: Art. 307. Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre o condenado que deixa de entregar, no prazo estabelecido no § 1º do art. 293, a Permissão para Dirigir ou a Carteira de Habilitação. Pela força deste artigo fico com a letra: E.

Questão 9: A suspensão para dirigir veículo automotor ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação será sempre comunicada pela autoridade judiciária ao orgão máximo normativo e consultivo, e ao órgão de trânsito do Estado em que o indiciado ou réu for domiciliado ou residente.
Comentário: CORRETA! Artigo 295. A suspensão para dirigir veículo automotor ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação será sempre comunicada pela autoridade judiciária ao Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, e ao órgão de trânsito do Estado em que o indiciado ou réu for domiciliado ou residente.

Questão 10: Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas no CTB, em ordem crescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Comentário: ERRADA! Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres


Questão 11: Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
Comentário: ERRADA! Não existe exceção. Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

Questão 12: Lote lindeiro segundo a legislação de trânsito é área adjacente às rodovias, normalmente constituídas por fazendas ou propriedades rurais.
Comentário: ERRADA! Anexo 01. LOTE LINDEIRO - aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita.

Questão 13: Constitui,em qualquer caso,infração de natureza média,com a penalidade de multa ,rebocar veículo com corda ou cabo flexível
Comentário: ERRADO! Em qualquer caso não... em casos de emergência é possível realizar tal conduta sem configurar infração. Lembrando que se com motocicleta ou com automóvel a infração é de mesma gravidade: média.

Questão 14:
Segundo a legislação de trânsito a operação de carga e descarga não é considerada estacionamento pois é regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.
Comentário: ERRADA! Artigo 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.
Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

Questão 15: O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição diagonal à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.
Comentário: ERRADA! Artigo 48. parágrafo 2º. O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.

Questão 16: De acordo com as especificações do CONTRAN. os passageiros de ciclomotores só poderão ser transportados usando vestuário de proteção.
Comentário: CORRETA! Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:
I - utilizando capacete de segurança;
II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor;
III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

 

Questão 17: Assinale a alternativa correta:

a) Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de competição automobilística não autorizada, resultando dano em potencial à incolumidade pública ou privada, é crime de trânsito previsto no CTB com pena de detenção de 6 meses a 1 ano ou multa, e suspensão do direito de dirigir ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

b) A medida administrativa de advertência por escrito pode ser imposta à infração de natureza leve ou grave, passível de ser punida com multa, desde que o infrator não seja reincidente na mesma infração nos últimos doze meses.

c) Caso um veículo trafegue por uma via com a placa ilegível, seu condutor se parado e identificado será autuado por infração de natureza gravíssima que também resultará na apreensão do veículo e o recolhimento do CRLV.

d) A validade da CNH está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental e não a idade do condutor.

e) Um estrangeiro habilitado no seu país poderá dirigir veículo, de mesma categoria, no Brasil desde que amparado por convenções ou acordos internacionais, ratificados e aprovados pela República Federativa do Brasil.


Comentários: Letra A: ERRADA! O correto é: a pena é detenção de 6 meses a 2 anos, multa e suspensão.

LETRA B: ERRADO. O correto é leve ou média.

LETRA C: ERRADA. Não existe o recolhimento do CRLV

LETRA D: CORRETA. A validade da CNH é a dos exames. Não esquecer que a validade dos exames é diferente para maiores de 65 anos. Além disso, nos EUA, por exemplo, uma pessoa de 16 anos pode dirigir, enquanto aqui ainda não. Logo se um jovem americano vier para o Brasil, mesmo que lá seja habilitado, aqui tem que ter 18 anos para poder fazê-lo.

LETRA E: ERRADA. E subordinado às normas do CONTRAN.


Questões retiradas do fórum Correio web. 


Somente usuários cadastrados podem enviar comentários. Cadastre-se ou faça login