Para iniciantes em PHP

Eu pensei varias coisas para escrever nesse primeiro tópico, entretanto, me lembrei de quando eu estava começando a programar em PHP

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS RECENTES

Para iniciantes em PHP

Eu pensei varias coisas para escrever nesse primeiro tópico, entretanto, me lembrei de quando eu estava começando a programar em PHP (se bem que ainda estou no começo). Naquele tempo eu só sabia escrever HTML, então comecei a pesquisar na net o que era necessário para programar em PHP, daí encontrei inúmeros tutoriais e até um curso básico de PHP em flash (esse foi num dos mais esclarecedores).

 
A partir daí surgiram as seguintes dúvidas:
 
1 – O que é um Banco de dados e como criá-lo?
2 – O que é mysql?
3 – Como criar uma conexão com o banco e acessá-lo?
4 – Como criar uma tabela no banco de dados?
5 – Como faço para testar os scripts no meu PC?
 
Como vocês podem ver as minhas dúvidas não eram puramente sobre PHP, mas de como o PHP interage com o mysql. Por isso resolvi ajudar aqueles que estão começando e só conhecem HTML básico.
Mas deixando de conversa vamos ao que interessa, as respostas para os questionamentos acima:
 
1 – O que é um Banco de dados e como criá-lo?
Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
 
Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados)
Para criar um banco de dados na web você precisa de um servidor que dê suporte a banco de dados e geralmente eles têm tutoriais que mostram como criar o banco, mas se você quiser saber como criar banco de dados para o seu site através do gerenciador Cpanel acesse:
 
http://www.phpmania.org/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=16
 
Outra forma de criar banco de dados e por meio de um programa na sua máquina local. Pra isso, você pode instalar o EasyPHP que é gratuito e já instala facilmente o Apache, o Mysql e o compilador de PHP pode ser encontrado no endereço: http://www.easyphp.org/ e o tutorial de como instalar você pode encontrar aqui: http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1676.
Para administrar o banco você pode usar o phpMyAdmin.
 
2 – O que é mysql?
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
 
3 – Como criar uma conexão com o banco e acessá-lo?
Pra criar uma conexão com o banco de dados você deve proceder da seguinte forma:
/*
Nome do host onde está o seu banco de dados, se você estiver usando localmente pode usar   $host = “localhost”.
*/
$host = “localhost”;
/*
Nome do usuário do banco de dados, se você estiver usando localmente pode usar $usuario_bd = “root”.
*/
 
$usuario_bd = “root”;
 
/*
Nome da senha do banco de dados, se você estiver usando localmente pode usar senha em branco:
$senha =""
*/
 
$senha_bd = "";
 
// Estabelece uma conexão com o banco de dados.
$conectar=mysql_connect($host,$usuario_bd,$senha_bd);
 
// Seleciona banco de dados ( aqui você acessa o banco)
$bd=mysql_select_db($banco_dados,$conectar);
mysql_close() // não é necessário pois o PHP fecha a conexão automaticamente.
?>

Explicando:
Conexões abertas por mysql_connect().
Primeiro  ao  conectar, a função irá tentar encontrar um conexão persistente que já esteja aberta com o mesmo servidor, nome de usuário e senha. Se uma é encontrada, um identificador para ela será retornada ao invés de abrir uma nova conexão.Segundo, a conexão com o servidor SQL será fechada quando termina a execução do script.
 
Para acessar o banco de dados, usamos a função mysql_select_db, pois ela:
Define o banco de dados ativo no servidor que é associado ao identificador de conexão especificado. Se nenhum identificador de conexão for especificado, a última conexão aberta é assumida. Se nenhuma conexão está aberta, a função irá tentar abrir uma conexão como se mysql_connect() fosse chamada sem argumentos e usá-la.
 
4 – Como criar uma tabela no banco de dados?
Para criar tabelas no banco você pode usar o phpMyAdmin, ou usar  scripts via PHP, da seguinte forma: CREATE DATABASE nome_da_tabela

5 – Como faço para testar os scripts no meu PC?
Após instalar o EasyPHP você deve colocar os scripts dentro da pasta WWW, abrir o navegador e digitar o endereço de IP, geralmente é algo assim: http://127.0.0.1/ ou http://localhost

 


Somente usuários cadastrados podem enviar comentários. Cadastre-se ou faça login