Questão de Tec.Jud. do TST - Apoio Espec.Programação/2012

Huguinho, Zezinho e Luizinho, três irmãos gêmeos, estavam brincando na casa de seu tio quando um deles quebrou seu vaso de estimação. Ao saber do ocorrido, o tio perguntou a cada um deles quem havia quebrado o vaso. Leia as respostas de cada um. (FCC-Tec.Jud.-Apoio Espec.Programação-2012-TST)

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS RECENTES

Questão de Tec.Jud. do TST - Apoio Espec.Programação/2012

(FCC-Tec.Jud.-Apoio Espec.Programação-2012-TST) Huguinho, Zezinho e Luizinho, três irmãos gêmeos, estavam brincando na casa de seu tio quando um deles quebrou seu vaso de estimação. Ao saber do ocorrido, o tio perguntou a cada um deles quem havia quebrado o vaso. Leia as respostas de cada um.


Huguinho → "Eu não quebrei o vaso!"
Zezinho → "Foi o Luizinho quem quebrou o vaso!"
Luizinho → "O Zezinho está mentindo!"


Sabendo que somente um dos três falou a verdade, conclui- se que o sobrinho que quebrou o vaso e o que disse a verdade são, respectivamente,


(A) Huguinho e Luizinho.
(B) Huguinho e Zezinho.
(C) Zezinho e Huguinho.
(D) Luizinho e Zezinho.
(E) Luizinho e Huguinho.

 

Solução: Vamos numerar as proposições para ficar mais facil:

I - Huguinho → "Eu não quebrei o vaso!";

II - Zezinho → "Foi o Luizinho quem quebrou o vaso!";

III - Luizinho → "O Zezinho está mentindo!";

 

Agora, observe que as proposições II e III são opostas (Se uma for falsa a outra é verdadeira), ou seja, se Foi o “Luizinho quem quebrou o vaso” for verdadeira, então "O Zezinho está mentindo!" tem que ser falsa e vice-versa.

 

Vamos lá, se a verdadeira está entre as proposições II e III, então é óbvio que I é falsa, pois, pelo enunciado, somente um dos sobrinhos falou a verdade.

 

Se a I é falsa, quem quebrou o vaso foi o Huguinho. Porém, como I é falsa, então, Zezinho está mentindo, pois, ele afirmou que quem quebrou o vaso foi Luizinho e Luizinho está falando a verdade, portanto quem quebrou o vaso foi Huguinho e quem disse a verdade foi Luizinho, daí, a resposta correta é letra (A).


Somente usuários cadastrados podem enviar comentários. Cadastre-se ou faça login